Encontro Anual de Tecnologia da Informação

O Encontro Anual de Tecnologia da Informação - EATI é um evento promovido conjuntamente pela Universidade Federal e Santa Maria (Campus de Frederico Westphalen) e o Instituto Federal Farroupilha (Campus Frederico Westphalen). Caracteriza-se por proporcionar um momento de encontro de estudantes, profissionais e pesquisadores da área de Tecnologia da Informação, constituindo-se como um espaço de integração, interlocução e interdisciplinaridade. O evento foi pensado para reunir o público entusiasta da Tecnologia da Informação, proporcionando um conjunto de atividades técnico/científicas que visam, não apenas o debate sobre os temas atuais, mas também treinamentos específicos.

Este evento visa promover a integração dos alunos de diferentes instituições, o acesso ao conhecimento científico e inovações tecnológicas. É o momento em que alunos, professores e demais participantes podem trocar experiências e informações nas áreas envolvidas e demais áreas interligadas.

 O evento tem como objetivo principal levar conhecimento, informar e debater temas relevantes da área de informática que estejam em evidência no país e no exterior para o enriquecimento acadêmico e profissional dos participantes envolvidos, bem como proporcionar o fortalecimento do intercâmbio entre as universidades, as instituições e as empresas da região do Alto Médio Uruguai do Estado do Rio Grande do Sul. Para tanto o evento se constitui de palestras e minicursos ministrados por profissionais de renome regional e nacional, com conteúdos relativos à área de Tecnologia da Informação e espaços para o compartilhamento de estudos em andamento, resultados de pesquisas científicas ou mesmo experiências vivenciadas por estudantes e profissionais.

 

Histórico: Eventos Anteriores

O EATI nasceu no ano de 2010 a partir da implantação dos primeiros cursos de graduação ligados à área de Tecnologia da Informação da UFSM no Campus de Frederico Westphalen-RS. Nasceu a partir da necessidade levantada por alunos e professores na tentativa de discutir temas relevantes da área de Tecnologia da Informação e criar um espaço de “encontro” entre profissionais atuantes no mercado de trabalho, bem como estudantes e pesquisadores de diferentes cursos. Por meio de suas atividades (palestras, sessões técnicas, minicursos, etc.) o EATI se propõe a promover e divulgar trabalhos relativos às atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como proporcionar espaços de formação e atualização profissional.

Neste contexto, no ano de 2010 entre os dias 08 e 11 do mês de novembro foi realizado o primeiro EATI – Encontro Anual de Tecnologia da Informação (http://eati.info/eati/2010/). O evento foi um importante passo para compartilhar o conhecimento da área de TI no interior do Estado do RS,, trazendo pesquisadores e profissionais da área de Tecnologia da Informação para ministrarem palestras e divulgarem novas tecnologias. Esta primeira edição do evento teve pouco mais de 200 inscrições entre as Palestras e Minicursos com cerca de 120 participantes oriundos de graduação, pós-graduação e de nível médio/técnico ligados à área de Tecnologia da Informação, além de profissionais e demais entusiastas da área.

Seguindo a mesma linha de pensamento, em 2011 foi realizada a segunda edição do EATI (http://eati.info/eati/2011/). Nesta segunda edição o evento foi apoiado pela Sociedade Brasileira de Computação e, além de contar com as tradicionais palestras e minicursos, envolvendo profissionais de empresas de renome nacional e internacionalmente, o EATI teve a submissão de trabalhos no formato de pôsteres e artigos. O Comitê Técnico do Programa foi composto por mais de 50 pesquisadores, de instituições públicas e privadas do Brasil e também do exterior (http://eati.info/eati/2011/organiza). O EATI 2011 recebeu 25 submissões, de diversas localidades do Brasil. Cada Trabalho foi revisado por, pelo mínimo 3 pesquisadores. Embora todos os trabalhos fossem interessantes, a partir da avaliação dos revisores, a comissão decidiu aceitar somente 12 Artigos e 4 Pôsteres, que foram publicados nos Anais do Encontro Anual de Tecnologia da Informação que passou a utilizar o ISSN (Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas) com o identificador 2236-8604, devidamente registrado no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (http://eati.info/eati/2011/anais/).

No II EATI participaram cerca de 220 pessoas, oriundas de mais de 30 cidades de 5 estados da Federação. Foram representadas no EATI mais de 20 Instituições de Ensino, públicas e privadas, além de empresas relacionadas com a área de TI. Na edição de 2011, o EATI também cumpriu seu papel social, com o EATI Solidário, arrecadando cerca de 100 Kg de alimentos em uma das noites de palestras e destinando as doações ao Promenor, uma instituição de caridade, sem fins lucrativos, localizada na cidade de Frederico Westphalen.

O III EATI (http://eati.info/eati/2012), com o tema transversal "Educação Tecnológica e o Mercado de Trabalho" foi realizado de 05 à 09 de novembro de 2012, no Campus da UFSM em Frederico Westphalen – RS, com o apoio da SBC, da Capes e da FAPERGS. O evento teve palestras nas cinco noites, apresentação de artigos científicos, minicursos durante algumas manhãs e algumas tardes, maratona de programação e a reedição do EATI Solidário. Em sua terceira edição o EATI teve 98 trabalhos submetidos e 382 participantes inscritos de 12 estados do Brasil.

Em 2013, no período de 20 a 23 de Novembro, aconteceu o IV EATI (http://eati.info/eati/2013/) com o tema transversal “A Educação na Área de TI e seus Desafios”, tendo como apoiadores principais a SBC e a Capes. Em sua quarta edição o EATI recebeu 105 submissões de trabalhos, sendo 74 artigos longos e 31 curtos. O Evento contou com palestras e minicursos durante os 3 turnos dos dias 20, 21 e 22 e encerrou com a maratona de programação na manhã do dia 23. Também foi reeditado o EATI solidário, onde foram coletados alimentos para posterior doação a uma entidade local que atua com crianças carentes.

Em Novembro de 2014 aconteceu o V EATI, na semana de 10 a 14, tendo como tema transversal “As TICs, a Academia e o Mercado de Trabalho”. O Evento contou com o apoio de diversas instituições, dentre elas a SBC e a Capes. Em sua 5ª Edição o EATI recebeu 118 submissões de trabalho e, dentre estes, 71 foram selecionados para apresentação. Todos os trabalhos selecionados foram publicados nos Anais do V EATI, disponível online em http://eati.info/eati/2014/anais/. Diversas palestras e minicursos ocorreram durante os 3 turnos da semana do evento, conforme programação disponibilizada em http://eati.info/eati/2014/programacao/.

 Seguindo o histórico dos anos anteriores, em Novembro de 2015 aconteceu o VI EATI, na semana de 09 a 13, tendo como tema transversal “Ensino, Pesquisa e Inovação para o Desenvolvimento Regional”. Novamente o evento contou com o apoio da Sociedade Brasileira de Computação bem como de várias empresas de reconhecimento regional, nacional e internacional. Em sua 6ª Edição o EATI recebeu 76 submissões de trabalho, sendo que 32 artigos longos e 16 pôsteres foram selecionados para apresentação. Todos os trabalhos selecionados foram publicados nos Anais do VI EATI, disponível online em http://eati.info/eati/2015/assets/anais/index.html. Diversas palestras e minicursos ocorreram durante a semana do evento, conforme programação disponibilizada em http://eati.info/eati/2015/programacao/.

Na 7º edição do EATI, ocorrida no período de 7 a 10 de novembro de 2016 o EATI contou com a parceria do STIN (Simpósio de Tecnologia da Informação da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul). O STIN é um evento itinerante que anualmente é sediado por uma instituição de ensino superior da Região Noroeste do RS. Em 2016 foram registradas 93 submissões de trabalhos, sendo que 26 trabalhos longos e 23 pôsteres forma selecionados para apresentação. Durante as três noites de atividades o VII EATI e o VII STIN registraram a participação de 233 estudantes e profissionais. Os anais da edição de 2016 podem ser consultados aqui: Na 7º edição do EATI, ocorrida no período de 7 a 10 de novembro de 2016 o EATI contou com a parceria do STIN (Simpósio de Tecnologia da Informação da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul). O STIN é um evento itinerante que anualmente é sediado por uma instituição de ensino superior da Região Noroeste do RS. Em 2016 foram registradas 93 submissões de trabalhos, sendo que 26 trabalhos longos e 23 pôsteres forma selecionados para apresentação. Durante as três noites de atividades o VII EATI e o VII STIN registraram a participação de 233 estudantes e profissionais. Os anais da edição de 2016 podem ser consultados aqui: http://eati.info/eati/2016/assets/anais/

 No ano de 2017 a 8ª edição do EATI foi realizada na semana de 6 a 9 de novembro. Contando com o apoio da SBC e de importantes parceiros locais/regionais o evento de 2017 recebeu a submissão de 59 trabalhos sendo que 39 foram aceitos para apresentação (18 longos e 21 curtos). Todos os trabalhos selecionados foram publicados nos Anais do VIII EATI, disponível online em http://eati.info/eati/2017/assets/anais/index.html. A programação (palestras, minicursos e sessões técnicas pode ser consultada em http://eati.info/eati/2017/programacao/.

A 9ª edição do evento, realizada de 5 a 8 de novembro de 2018, também contou com o apoio da SBC e das empresas de tecnologia da região do alto uruguai e de outras empresas do estado do Rio Grande do Sul. Para esta edição foram submetidos ao todo 82 trabalhos de várias regiões do país. Destes, foram selecionados 21 artigos longos e 17 artigos curtos para serem apresentados no formato de plenária e pôster, respectivamente. Assim como nas demais edições, os Anais do IX EATI, contendo todos os trabalhos aprovados pela comissão científica do evento, estão disponíveis no site http://eati.info/eati/anais-2018/. As informações sobre as palestras, minicursos e sobre as apresentações dos trabalhos também podem ser acessadas em http://eati.info/eati/2018/programacao/.


X Encontro Anual de Tecnologia da Informação
Instituto Federal Farroupilha Campus Frederico Westphalen
Universidade Federal de Santa Maria

X EATI © 2019. Todos os direitos reservados.

Apoio

Realização